Em 2023 90% das vítimas fatais no trânsito estavam sem cinto de segurança. Segundo os dados do Senatran, mais de 275 motoristas foram multados por hora nas rodovias brasileiras pela falta do uso do equipamento.
Os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostram a necessidade e a importância do uso do cinto de segurança. Vale lembrar que a infração por não usar cinto de segurança é grave, com perda de 5 pontos na CNH e multa no valor de R$195,23. Só que utilizar o cinto não é única exigência do órgão. Para não receber uma multa, também é preciso que o item não seja colocado de forma irregular. Como por exemplo, com a parte diagonal do cinto de três pontos passada por baixo do braço ou por trás do condutor e passageiro.
Porém a penalidade, não deve preocupar mais do que salvar uma vida no trânsito.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do equipamento reduz em até 60% o risco de morte e ferimentos graves para passageiros no banco da frente. Além disso, em até 44% para os do banco traseiro.
Usar o cinto, seja nos bancos traseiros ou dianteiros, inclusive nas cadeirinhas para crianças, é um dever de todos. Somente assim é possível um trânsito mais seguro, com menos fatalidades.
A infração por não usar o cinto de segurança é uma das mais comuns no trânsito brasileiro, mas é possível recorrer da penalidade em algumas situações. Caso você tenha sido autuado por essa infração ou por outra relacionada ao trânsito, procure a Help Multas mais próxima.