PRF faz fiscalização por drone, devido à vantagem de monitorar veículos do alto e à distância.
Visando garantir a segurança viária e inibir o cometimento de infrações em trechos com alto risco de acidentes graves, a fiscalização por drones no trânsito tem crescido cada vez mais no Brasil. Mesmo com as placas sinalizando a fiscalização por videomonitoramento, durante as operações, com o apoio da tecnologia, os policiais visualizam dezenas de ultrapassagens realizadas em local proibido, além de outras infrações às normas de circulação e conduta.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a ultrapassagem em local proibido é uma infração de trânsito gravíssima. O condutor é penalizado com 7 pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$ 1.467,35, além de ser também um dos principais fatores responsáveis por acidentes graves em rodovias federais.
É permitida a multa por drones?
Para que o drone possa ser utilizado na aplicação de multas de trânsito, a autuação tem de ser feita com base em imagens visualizadas em tempo real, sendo vedada a gravação para essa finalidade. Além disso, a via deve estar sinalizada, informando a existência de fiscalização por videomonitoramento, e deve constar no auto de infração a informação sobre esse tipo de fiscalização.
Embora não haja regulamentação específica para multas de trânsito via drones, os órgãos e entidades que utilizam este tipo de equipamento se baseiam na Resolução 909/2022 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamenta a fiscalização por videomonitoramento.
A utilização de drones esta sendo feita na fiscalização de ultrapassagens proibidas, utilização para o levantamento em 3D de locais de acidente de trânsito de grandes proporções, bem como para o atendimento preliminar de acidentes envolvendo produtos perigosos.
Com capacidade de zoom de até sete vezes e operando em altitudes que variam entre 10 e 20 metros, os drones oferecem uma visão privilegiada das rodovias. Além disso, eles têm a capacidade de identificar placas de veículos a uma distância de 700 a 800 metros.
Lembramos que mesmo em multas por drone o proprietário do veículo que for flagrado tem o direito de recorrer da multa, caso acredite que houve um erro. Fale com a Help Multas mais próxima.