Em média, são multados 208 condutores por dia pelo uso do celular enquanto dirige. Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros.
É comprovado que o condutor que usa o celular dirigindo reage de forma mais lenta, dificilmente olha para o retrovisor. Muitas vezes assume uma trajetória errada na via e reduz ou ultrapassa a velocidade compatível com o tráfego. Além disso, é comum infringir outras regras, como avançar o sinal vermelho, não conseguir trocar de marchas ou não visualizar as placas de sinalização.
Penalização pelo Uso do Celular Enquanto Dirige:
O uso do celular prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita no trânsito. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular é uma infração média. A penalidade é multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira de Habilitação. Caso o condutor esteja segurando ou manuseando o telefone celular, a infração é considerada gravíssima. E, nesse caso, a penalidade é multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Lembre-se: não utilizar o celular ao circular pelas vias ou parar de dirigir para responder é uma atitude simples, mas decisiva na proteção à vida. Caso tenha sido multado, procure a Help Multas mais próxima. Nosso time de especialistas em direito de trânsito está pronto para tirar suas dúvidas e resolver o seu problema!