É um direito de todo condutor recorrer de qualquer multa de trânsito. O processo ocorre em três etapas: defesa prévia, primeira instância e segunda instância. Se o motorista receber a multa, pode utilizar todas essas etapas na tentativa de conquistar o deferimento. Mas mesmo que tenha perdido o prazo ou não tenha apresentado o recurso na defesa prévia, você pode recorrer nas outras instâncias.
O recurso de multa de trânsito é o meio de defesa para contestar penalidades consideradas injustas. A aplicação de multas indevidas é mais comum do que se possa imaginar, e as penalidades envolvem muito mais do que multas, na CNH são adicionados pontos que podem gerar suspensão do direito de dirigir, o que afeta a vida profissional de muitas pessoas.
Importante: A penalidade aplicada é interrompida enquanto o recurso esta correndo e ainda está sendo julgado.
O motorista pode ser penalizado por uma das sete punições previstas, pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu art. 256:
- Advertência por escrito
- Multa
- Suspensão do direito de dirigir
- Cassação da Carteira Nacional de Habilitação
- Cassação da Permissão para Dirigir
- Frequência obrigatória em curso de reciclagem
Recorrer uma multa de trânsito é opção para quem acredita que foi injustiçado ou que a penalização não corresponde ao que realmente aconteceu. Mas é importante lembrar que cada caso é único e deve ser analisado individualmente, porque quanto melhores e mais bem amparados forem os argumentos apresentados no recurso de multa, maior é a chance do condutor ganhar a defesa.
O recurso de multa de trânsito é um procedimento pelo qual o infrator pode contestar a penalidade aplicada, buscando sua anulação ou redução. Ressaltamos que o recurso deve ser fundamentado em argumentos legais e técnicos, e não em simples alegações de caráter pessoal. Também é possivel recorrer simultaneamente de mais de uma multa, sem qualquer restrição, a única questão a ser ressaltada sobre isso é que cada recurso é elaborado e entregue separadamente.
9 Motivos para Recorrer de uma Multa de Trânsito:
- Ausência de sinalização adequada;
- Inconsistências no auto de infração;
- Veículo clonado:
- Veículo furtado ou roubado;
- Defeito mecânico;
- Emergência médica ou familiar;
- Engarrafamento;
- Erro de identificação do condutor;
- Falta de notificação.
Recebeu a multa e quer evitar perder a habilitação? Entre em contato com a Help Multas mais proxima, que nos ajudamos você.