O Governador e o presidente do Detran de Santa Catarina lançaram o Programa CNH Emprego na Pista. Desenvolvido para promover a inclusão social, bem como oportunizar vagas de emprego, eles oferecem 30 mil vagas para emitir CNH de graça. O Programa promove a inclusão da observação “EAR” (Exercício de Atividade Remunerada) nas habilitações de quem já trabalha na área, como também promove a ascensão de condutores às categorias D e E.

Criado para geração de empregos, as vagas são divididas entre as categorias:
– A (moto),
– B (carro),
– D (caminhão, ônibus e outras),
– E (carreta e outras).

Totalmente gratuitas, não apenas para obtenção da CNH, mas também para adição de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e adição de categoria.
Segundo o SEST SENAT, atualmente, só para as categorias D e E, existem mais de 12 mil vagas abertas aguardando profissionais qualificados para assumir.

Requisitos para CNH de Graça em Santa Catarina:

– Estar inscrito no Cadúnico (Programa de Assistência Social) para as categorias A e B, bem como, ter renda familiar de até três salários mínimos;
– A inclusão de EAR na categoria A exige ter mais de 21 anos, estar habilitado na categoria A, contudo terão preferência os que já trabalham como motofretistas;
– Nas categorias D e E, o candidato precisa ter dois anos, no mínimo, na categoria B, ou um ano na categoria C, assim como não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses;
– Entretanto terão preferência os que já trabalham como motorista de aplicativo e querem mudar para as categorias D e E.

Para viabilizar o programa, o Governo do Estado, por meio do Detran/SC, conta com a parceria:
– Secretarias de Estado da Assistência Social, Mulher e Família;
– Secretaria dos Portos,
– Aeroportos e Ferrovias;
– Sercretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço;
– do SEST SENAT, SEBRAE SC;
– Fenamoto – Federação Nacional dos Mototaxistas e Motoboys;
– AMASC – Associação dos Motoristas de Aplicativo de Santa Catarina;
– FABET – e Arteris Litoral Sul;
– Também envolve Centros de Formação de Condutores, médicos e psicólogos de trânsito, editoras e laboratórios.

No site do Detran-SC existe um simulador onde o cidadão poderá responder breves perguntas e em seguida ser indicado se está ou não apto ao benefício. Contudo caso esteja apto, a inscrição poderá ser feita na mesma página.

Para saber mais informações referente a CNH, Multas de Trânsito Código de Trânsito Brasileiro e etc, acompanhe nossas noticias.