Você sabia que mais de 1 mil condutores são multados por dia no Brasil por trafegar em ciclovias ou ciclofaixas? Só em fevereiro de 2024, de acordo com o Renainf, houve o registro de mais de 34 mil infrações por veículos.

As ciclovias e ciclofaixas são espaços de uso exclusivo dos ciclistas, mesmo ciente dessa informação, muitos condutores desrespeitam a norma. O compartilhamento de vias aumenta o risco, principalmente para o ciclista. A criação das ciclovias ocorre com o objetivo de trazer mais segurança para aqueles que utilizam a bicicleta, como meio de transporte. Porém, o que se vê em muitas cidades é que elas são utilizadas como parte da via ou ponto de parada e estacionamento.

De acordo com os últimos dados disponíveis do Ministério da Saúde, em 2022, 1.346 ciclistas perderam a vida no trânsito brasileiro. Segundo a Abramet, o Brasil possui a sexta maior frota de bicicletas circulando pelo mundo, com 70 milhões de unidades, ficando atrás apenas de países como a China, a Índia, os EUA, o Japão e a Alemanha.

A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) criou medidas para frear o crescente número de mortes de ciclistas no trânsito.

Para que haja respeito dos limites de velocidade e o compartilhamento da via possa acontecer de maneira segura, a fiscalização sobre motoristas deve ser intensa e randomizada. Além disso, uma infração que atente contra a vida das pessoas poderá significar multas e sanções pesadas. Nossas polícias, o Ministério Público e o sistema judiciário devem assumir responsabilidade também para os casos de homicídio no trânsito, punindo exemplarmente para que a impunidade deixe de ser a regra.

Qual a Multas por Trafegar em Ciclovias ou Ciclofaixas?

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro Art. 193, quem for flagrado transitando em ciclofaixas ou ciclovias, estará cometendo uma penalidade administrativa que custará 7 pontos na sua CNH, além de ter que desembolsar um valor de R$880,41.

Ninguém gosta de receber uma multa de trânsito, principalmente quando se trata de multa gravíssima e de valor elevado. Sempre haverá chances de reversão, principalmente nos casos de cometimento desta infração, onde não se colocou em risco nenhum ciclista.

Não deixe que questões relacionadas à sua habilitação afetem sua rotina. Entre em contato com a Help Multas mais próxima para encontrar soluções eficazes e proteger seu direito de dirigir.