Os benefícios do uso do Insulfilm vão muito além da estética. A privacidade, segurança e proteção dos raios ultravioletas, são os principais motivos que fazem os motoristas optarem pela instalação. Contudo existem regras de utilização do insulfilm, são normas específicas regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

As regras definidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para o uso correto da película nos vidros, que já haviam sofrido alterações em 2022, atualmente tiveram outras pequenas mudanças e já estão valendo a partir deste ano, sendo fiscalizadas com maior rigor pelas autoridades policiais.

A norma proíbe aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo, bem como a existência de bolhas nas películas aplicadas em áreas críticas de visão do condutor e nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Regras de Utilização do Insulfilm

  • Para-brisas e vidros laterais dianteiros, ficou estabelecido que devem obedecer a regra de 70% de transparência;
  • No caso dos vidros traseiros, o mínimo permitido continua sendo 28%;
  • Proibido o uso de película refletiva ou opaca, que impedem a passagem de luz.

A fiscalização desses índices é realizada de duas maneiras pelos reguladores: usando medidores especiais ou verificando o certificado de conformidade do produto que deve seguir a norma ABNT NBR 9491.

A fiscalização e a punição em caso de irregularidade ficam a cargo da Polícia Militar dos Estados e do Distrito Federal. Se você for flagrado trafegando com valores inferiores ao contido na resolução citada, ou sem o certificado válido para a película, será autuado de acordo com o parágrafo XVI do Art. 230. Dessa forma a multa é de R$ 195,23, com acréscimo de cinco pontos na carteira de habilitação. O veículo ainda vai ficar retido até a regularização.

Destacamos que essas penalidades são exclusivas do proprietário do veículo e não podem ser transferidas a outras pessoas.