Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) as regras para colocar baú na moto estabelece requisitos mínimos de segurança. Seja para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) ou de cargas (motofrete).

Colocar baú em motocicletas é muito comum por pessoas que buscam por praticidade e comodidade para aumentar o espaço para armazenamento. Além disso é um item obrigatório para aqueles que realizam transporte remunerado de cargas. De acordo com a resolução Nº 943 do Contran, estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros. Antes de instalar o baú na moto é necessário checar quais os pontos de fixação disponíveis. Também é importante verificar no manual qual a capacidade máxima de carga admissível da motocicleta, motoneta ou ciclomotor.

Regras para Colocar Baú na Moto

Restrições de largura, comprimento e altura para usar baú, o Inciso 2 do Art. 10 explica:

“§ 2º O equipamento fechado (baú) deve atender aos seguintes limites máximos externos:

I – Largura: 60 cm (sessenta centímetros), desde que não exceda a distância entre as extremidades internas dos espelhos retrovisores;

II – Comprimento: não pode exceder a extremidade traseira do veículo; e

III – Altura: não pode exceder a 70 cm (setenta centímetros) de sua base central, medida a partir do assento do veículo.”

Como instalar um baú na moto?

Caso sua moto não tenha bagageiro, adicione a peça de metal ao veículo. O bagageiro deve ser acoplado na parte inferior da moto, para que seja possivel instalar o baú.

  • Escolha um baú compativel com seu bagageiro;
  • Alinhe a base do seu o bagageiro para que os pontos de fixação fiquem distribuídos uniformemente;
  • Fixe um ponto de cada vez;
  • Em cima desses pontos, coloque uma peça triangular, uma arruela e um parafuso;
  • Embaixo, coloque a presilha, mais uma arruela e uma porca, respectivamente;
  • Depois que concluir a instalação, verifique se a base está bem fixa;
  • Recoloque a tampa com parafusos;
  • Coloque o baú na posição de encaixe na base.

Respeite as leis de trânsito para garantir sua segurança e evitar problemas legais. Em caso de dúvidas sobre infrações ou legalidade de multas, consulte a Help Multas mais próxima.